7 hábitos para aumentar a segurança em suas vendas on-line

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Aprenda como reforçar a proteção das suas vendas através das redes sociais

Após a pandemia em 2020  o comércio eletrônico deu um boom no Brasil, mas mesmo que esta forma de compra tenha sido incluída nos hábitos dos brasileiros, muita gente ainda evita compras on-line por medo da falta de segurança.  É de extrema importância garantir a confidencialidade de informações, a não ocorrência de fraudes ou erros, a possibilidade de devolução do produto e diversos outros fatores é crucial para conquistar e fidelizar consumidores.

Pensando nisso, reunimos 7 hábitos para aumentar a segurança em suas vendas on-line e garantir a presença  do seu negócio no mundo virtual. Confira abaixo: 

1. Utilize uma ferramenta de gestão de risco.

Para obter maior agilidade para distinguir consumidores honestos e fraudes, é importante manter uma base de dados completa e atualizada. Inclua no sistema informações relevantes, como e-mail, localização de IP, região de entrega, hábitos de compra e frequência de visita ao site. Coletar esses dados podem ajudar a estabelecer níveis de risco, minimizando as chances de sofrer com ações fraudulentas.

No entanto, é primordial garantir que o armazenamento dessas informações não gere um impacto muito grande no processo de compra. Isso pode tornar o sistema lento, fazendo com que a compra seja demorada, e consequentemente gerar maior cancelamento de compras ou de carrinho abandonado.

2. Estabeleça uma política de troca

Um dos fatores que geram incerteza no consumidor em realizar compras on-line é o medo de comprar um produto errado e não poder trocar. Por isso, é importante implementar uma política de troca e deixar bem claras todas as regras que envolvem esse processo, fazendo com que o cliente se sinta muito mais seguro em relação à compra.

Lembrando que também é importante garantir a segurança da sua loja virtual. Portanto, defina quais são as normas que regem o processo de troca de mercadorias. Assim, você pode evitar possíveis prejuízos, como por exemplo a devolução de um produto danificado pelo próprio consumidor, além de proteger a sua loja.

3. Forneça um rastreamento da entrega

Outro motivo que deixa o consumidor muito apreensivo é a entrega. E a informação é um ativo poderoso para minimizar esse receio. Por isso, é possível deixar seu cliente mais seguro com ações simples, como o acompanhamento de entrega. Forneça ao consumidor a localização, em tempo real, de seu pedido.

Isso pode ser feito por meio de aplicativos no celular, um link próprio fornecido pela sua empresa ou um código de rastreio para acompanhar pelos Correios, por exemplo. Para reforçar esta ação notificando seu cliente sobre as alterações no status do pedido, por e-mail ou SMS.

4. Exiba o selo de segurança

O selo de segurança exerce quase que o papel de um vendedor na loja virtual. Como o próprio nome já diz, ele atesta que o site é seguro e, dessa forma, o cliente se sente mais à vontade para comprar nele.

Inclusive, alguns deles são obrigatórios. Como o certificado digital SSL, ele cria um caminho seguro entre o servidor e o navegador (browser) para garantir que todos os dados transmitidos sejam seguros e sigilosos. Para obter qualquer selo, é preciso pagar. Porém, é importante considerar esse gasto como um investimento, 

As vantagens do obter o certificado SSL são muitas,confira:

Melhor posicionamento nos buscadores (SEO).

Criptografia avançada.

Cadeado verde no site.

Mais confiança para os consumidores.

5. Ofereça diferentes opções de pagamento

Esse é um aspecto decisivo na finalização da compra. Muitas vezes, a forma de pagamento é tão importante quanto o próprio preço da mercadoria. Isso está associado geralmente à questão de conveniência e aos esforços que o cliente está disposto a fazer por aquele produto, que, na maioria das vezes, não são muitos.

A forma de pagamento precisa facilitar todo o processo de compra e não deve, de forma alguma, inibir a aquisição da mercadoria justo no momento de finalização. Diferente do que acontece em lojas físicas, a ausência de diferentes formas de pagamento podem fazer com que a sua loja  perca não só vendas, mas também clientes. Logo, é importante adotar diversas bandeiras de cartões de crédito, débito em conta, boleto bancário, entre outros. Todos, é claro, com garantia de segurança para o cliente e para a sua empresa.

6. Comunique sua política de privacidade

A política de ṕrivacidade é um conjunto de normas e informações a respeito do uso dos dados dos usuários cadastrados na sua loja. Ela deve ser elaborada de forma correta e adequada às atividades da empresa, a comunicação da política de privacidade deve ser bem ampla e clara. Sem deixar dúvidas nos consumidores. É importante garantir a importância dada ao sigilo das informações pessoais dos clientes, deixando bem claro o motivo para solicitar esse tipo de dado. 

A política de privacidade deve ser de fácil acesso e localização na página. Além disso, é importante destacar que todo o design do site deve transmitir confiança, com um layout limpo, claro e detalhado, que ofereça bastante recursos ao cliente. Utilize a tecnologia a seu favor.

7. Cumpra os prazos de entrega

Não há fator que mais suje a reputação de um e-commerce do que entregas não feitas ou realizadas fora do prazo. A entrega dentro do prazo ou até antes gera maior satisfação na experiência do cliente, estimulando que ele compre novamente da sua marca. 

Além de prazo, é importante levarmos em conta outras atividades que envolvem a distribuição dos pedidos, tais como:

  • Aquisição de mercadorias.
  • Controle de estoque. 
  • Utilização de centros de distribuição.
  • Armazenagem dos produtos.

Todas essas etapas devem ser executadas para que o processo logístico corra da melhor forma possível e não prejudique a experiência do cliente.

O objetivo da tecnologia é facilitar o nosso cotidiano. O e-commerce é um ramo totalmente conectado ao avanço da tecnologia, além de ser um mercado altamente promissor. 

Entretanto, é importante saber lidar com esse novo tipo de consumidor e com os riscos que o mundo virtual oferece. Como em qualquer negócio imprevistos acontecem, porém é fundamental prover toda a segurança para o seu cliente e para o seu negócio para evitar prejuízos futuros, e assim conseguir expandir sua empresa cada vez mais.