Datas comemorativas são grandes oportunidades para vender mais, e não é diferente com o Dia dos Pais. Comemorado no dia 14 de agosto, esta é uma das cinco principais datas para o varejo no país.
Segundo pesquisa realizada pela plataforma de comércio eletrônico Shopee, os consumidores brasileiros vão gastar, em média, R$ 262 com o presente do Dia dos Pais de 2022. O valor representa um aumento de 20% na média, na comparação com o ano de 2021.
Quer fazer as vendas decolarem no dia dos pais? Confira as dicas que separamos para alavancar seu negócio durante esta data.
1 – Antecipe promoções
Um mês antes já comece a divulgar as promoções para o Dia dos Pais. Segundo pesquisa do Google Trends, o interesse pelo Dia dos Pais começa a aparecer já na segunda semana de julho, com seu ápice na semana anterior à comemoração.
A maioria dos consumidores está em busca de conseguir garantir um presente com desconto. Por isso, é importante começar bem antes da data para alavancar suas vendas.
Invista em um conteúdo criativo para as suas redes sociais, site, e também através de mensagens por WhatsApp para quem já for cliente, assim você pode conquistar novos consumidores.
2- Use técnicas de up selling e cross selling
O Up Selling é uma técnica de vendas em que é oferecido um upgrade do produto ou serviço que o consumidor está adquirindo, ou seja, uma versão superior ou mais completa da solução.
Um exemplo simples é você escolher um celular de 64 GB e o vendedor te oferece um modelo mais atual de 128 GB de memória com várias funcionalidades, por um valor superior ao escolhido.
Já o cross selling, ou venda cruzada, é uma estratégia que consiste em oferecer um produto ou serviço complementar àquele que o cliente está comprando ou já comprou.
Vamos supor que você está comprando um notebook on-line, no site já aparece a frase: Clientes que compraram este item também compraram…Te sugerindo fone, mouse, etc.
Independente da estratégia é essencial fazer ofertas que sejam realmente úteis e gerem valor para o comprador, além de atender suas reais necessidades.
3 – Foque na experiência do cliente
Todo mundo quer ganhar um presente que seja sua cara, que foi pensando especialmente para você. E no Dia dos Pais não é diferente, por isso, uma boa estratégia é fazer kits de presentes personalizados para cada tipo de pai.
Por exemplo, faça uma sessão em seu site com produtos para cada tipo de pai como: atleta, nerd, businessman, etc. O segredo é usar a criatividade para chamar a atenção e conquistar potenciais clientes.
4 – Faça um planejamento
É importante lembrar que em datas comemorativas as vendas tendem a aumentar. Portanto, se planejar é imprescindível para que não ocorra nenhum imprevisto.
Garanta o seu estoque, planeje toda a logística e ações de marketing que serão realizadas no período.
5- Ofereça exclusividade
Um atendimento personalizado faz com que você conquiste potenciais clientes, aumentando as chances de que ele compre novamente seus produtos. Uma forma de se diferenciar é promovendo a exclusividade através de descontos e promoções, mas também é importante oferecer experiências, como incluir brindes ou um “mimo”. Por exemplo, enviar junto com o produto um cartão ou cupons para outros serviços.
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