Dia dos Pais: 5 dicas para vender mais nesta data

COMPARTILHE:

Datas comemorativas são grandes oportunidades para vender mais, e não é diferente com o Dia dos Pais. Comemorado no dia 14 de agosto, esta é uma das cinco principais datas para o varejo no país. 

Segundo pesquisa realizada pela plataforma de comércio eletrônico Shopee, os consumidores brasileiros vão gastar, em média, R$ 262 com o presente do Dia dos Pais de 2022. O valor representa um aumento de 20% na média, na comparação com o ano de 2021.

Quer fazer as vendas decolarem no dia dos pais? Confira as dicas que separamos para alavancar seu negócio durante esta data. 

1 – Antecipe promoções

Um mês antes já comece a divulgar as promoções para o Dia dos Pais. Segundo pesquisa do Google Trends, o interesse pelo Dia dos Pais começa a aparecer já na segunda semana de julho, com seu ápice na semana anterior à comemoração.

A maioria dos consumidores está em busca de conseguir garantir um presente com desconto. Por isso, é importante começar bem antes da data para alavancar suas vendas.

Invista em um conteúdo criativo para as suas redes sociais, site, e também  através de mensagens por WhatsApp para quem já for cliente, assim você pode conquistar novos consumidores. 

2- Use técnicas de up selling e cross selling 

O Up Selling é uma técnica de vendas em que é oferecido um upgrade do produto ou serviço que o consumidor está adquirindo, ou seja, uma versão superior ou mais completa da solução.

Um exemplo simples é você escolher um celular de 64 GB e o vendedor te oferece um modelo mais atual de 128 GB de memória com várias funcionalidades, por um valor superior ao escolhido. 

Já o cross selling, ou venda cruzada, é uma estratégia que consiste em oferecer um produto ou serviço complementar àquele que o cliente está comprando ou já comprou.

Vamos supor que você está comprando um notebook on-line, no site já aparece a frase: Clientes que compraram este item também compraram…Te sugerindo fone, mouse, etc. 

Independente da estratégia é essencial fazer ofertas que sejam realmente úteis e gerem valor para o comprador, além de atender suas reais necessidades.

3 – Foque na experiência do cliente

Todo mundo quer ganhar um presente que seja sua cara, que foi pensando especialmente para você. E no Dia dos Pais não é diferente, por isso, uma boa estratégia é fazer kits de presentes personalizados para cada tipo de pai.

Por exemplo, faça uma sessão em seu site com produtos para cada tipo de pai como: atleta, nerd, businessman, etc. O segredo é usar a criatividade para chamar a atenção e conquistar potenciais clientes. 

4 –  Faça um planejamento

É importante lembrar que em datas comemorativas as vendas tendem a aumentar. Portanto, se planejar é imprescindível para que não ocorra nenhum imprevisto. 

Garanta o seu estoque, planeje toda a logística e ações de marketing que serão realizadas no período.

5- Ofereça exclusividade

Um atendimento personalizado faz com que você conquiste potenciais clientes, aumentando as chances de que ele compre novamente seus produtos. Uma forma de se  diferenciar é promovendo a exclusividade através de descontos e promoções, mas também é importante oferecer experiências, como incluir brindes ou um “mimo”. Por exemplo, enviar junto com o produto um cartão ou cupons para outros serviços.  

Gostou do conteúdo? Acompanhe as nossas redes sociais para mais.