5 lições de empreendedorismo que não te ensinaram na escola

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O sucesso de um empreendedor pode significar desconstruir e desaprender muitos aprendizados que aprendemos na infância. 

Aprendemos desde cedo na escola uma infinidade de contas e fórmulas que nunca mais utilizamos na vida. Mas não temos aulas sobre temas importantes como inteligência emocional, educação financeira, e muitos outros.

O empreendedorismo, por exemplo, poderia ser inserido e desenvolvido desde a infância. Assim seria possível formar centenas de jovens com uma visão de como comandar e ter o seu próprio negócio. Ou até mesmo, no caso em que a família já uma empresa ajudar a comandá-la. 

Afinal, quando você se forma e entra no mercado de trabalho não existe um manual de instruções para te ajudar. Pensando nisso, Jane Mosbacher Morris, CEO da TO THE MARKET, reuniu cinco lições que aprendeu durante sua trajetória empreendedora, mas que ninguém nunca te ensinou na escola.

1. Conquistas nem sempre serão lineares

Enquanto estudantes, somos cobrados a nos dedicarmos e estudarmos o bastante, para tirar boas notas. E assim, na escola o aluno costuma receber um retorno equivalente ao seu esforço. 

Mas no mundo do empreendedorismo, não é assim que funciona. Pode acontecer de você trabalhar duro e não ver resultados ou vice-versa. Muitas vezes o quesito sorte, pode ou não estar ao seu lado.  Pode acontecer simplesmente de oportunidades surgirem do nada, enquanto outras nunca chegam, não importa o quanto você as busque.

Quando se fala em negócios, a competição é muito acirrada. Às vezes, seus competidores terão mais recursos financeiros. Outras, terão melhores contatos. A ética de trabalho pode não ser suficiente. O sucesso não depende apenas de variáveis que podemos controlar, como a quantidade de horas trabalhadas.

2. A rejeição fará parte da rotina

Se você foi um estudante que sempre destacava e tirava nota A em tudo, será mais difícil para você lidar com a rejeição. Mas já esteja preparado para a realidade: a maioria das pessoas para quem você vai vender sua ideia ou seus projetos, vão te falar não. Essa é a natureza do empreendedorismo, a rejeição é normal e corriqueira e faz parte do processo de crescimento.

3. Nem todo mundo vai gostar de você. E tá tudo bem. 

Não importa quem você seja, ou a forma que você trata as pessoas a sua volta, simplesmente algumas pessoas não vão gostar de você. É complicado aceitar isso de início, pensamos muitas vezes que: se eu for legal com todo mundo, vão ser legal comigo também. Mas infelizmente não é assim que acontece. 

É preciso entender que independentemente do quanto você seja simpático e gentil, podem não gostar de você. E tá tudo bem!

Isso não significa que você deva mudar a sua atitude em relação aos outros ou ser menos simpático. 

Quanto mais sucesso você conquistar e maior exposição em seu meio social, mais pessoas podem não gostar de você, simplesmente porque o número de pessoas que te conhece será maior.

4. Gerenciar pessoas é muito importante

Na escola, somos ensinados a trabalhar no nosso ritmo e a nos tornar excelentes em certas disciplinas, ao invés de nos tornarmos excelentes em delegar funções e gerenciar equipes. 

Mas saber liderar pessoas é tão importante quanto o portfólio profissional. É preciso manter relacionamentos profissionais saudáveis e gerenciar de forma a valorizar ao máximo a criação por todas as partes. Isso não vale apenas para seus subordinados diretos, mas também é fundamental nos relacionamentos interpessoais profissionais, cultivando valor entre todas as partes.

Isto é imprescindível para qualquer empreendedor. Quando você constrói uma organização, você se torna um líder de líderes. Seu trabalho é permitir que toda a organização progrida, e quem vai contribuir muito para isso são os líderes que se reportam a você.

5. Seja seu maior divulgador

Somos ensinados a nos mantermos humildes e a sempre pensar nos outros antes de nós mesmos. Na escola e na faculdade, recebemos feedbacks de professores e dificilmente precisamos promover nossas conquistas. Mas as regras são diferentes quando falamos sobre empreendedorismo: é essencial que você seja o seu maior divulgador. 

No mundo profissional, os feedbacks não surgem tão facilmente, de forma planejada e esperada. Para que as pessoas digam sim ou não ao seu  negócio, é preciso que você fale e mostre o seu trabalho constantemente, entrando em contato com investidores, frequentando eventos, expondo suas ideias.

Independente da sua idade ou da sua trajetória, você deve se lembrar de que está tudo bem não saber de tudo e ter dúvidas. O segredo é nunca hesitar em levantar a mão, mostrar o seu trabalho e aceitar desconstruir ideias que não fazem mais sentido para você. Afinal, a vida é um eterno aprendizado.